não, não tem problema, pode tirar o sapato.

(senta aí. tem coca na geladeira e cuca de quechimia no forno)

segunda-feira, 24 de abril de 2006

Pipocando


Não entendo o que acontece em Hollywood. O povo naquele lugar tem uns surtos de semelhanças, que é foda. Neste exato momento, estamos na época de refilmagem de terror japonês, de adaptação de histórias em quadrinhos e best-sellers, de filminhos de suspense e ainda aqueles que fazem espirrar sangue na cara dos espectadores.
Sobre esses penúltimos –filminhos de suspense – assisti a três recentemente: Fora de Rumo, Ponto Final e Plano de Vôo.

O primeiro é divertido, típico filme das madrugadas na Rede Globo. Serve pra confirmar a presença de Clive Owen na lista dos melhores atores da atualidade, e não deixa dúvidas de que Jennifer Aniston é a eterna ex-Rachel de Friends e ex-mulher de Brad Pitt e só.
Bom para assistir com os amigos num fim-de-semana sem programa.

O segundo é tão imbecil e pretensioso que o Wood Allen deveria se envergonhar diante de elogios do tipo “é a obra prima de sua carreira”. Sua nova “musa” é lindíssima sim, é impossível negar, mas a moça parece ser muito amadora pra ser convincente [um alerta extra: MANTENHA DISTÂNCIA DE “A ILHA”. Uma bomba.]. A trama força a barra e nem mesmo o Jonathan Rhys-Meyers que me impressionou tanto em Velvet Goldmine [que o Ronzi não me ouça, meu pai do céu] consegue dar credibilidade e carga emocional para a sua personagem.
É bom pra sentir vergonha alheia.

Com Plano de Vôo eu tinha a esperança de não ver mais um filme de “terrorista dentro de um avião”, mas infelizmente a sensação que a história passa é quase exatamente esta. As personagens são tipicamente caricatas e as situações são babacas. Judy Foster está tão afetada que chega a dar vontade de pedir para que ela pare tudo e comece de novo. Algumas tentativas de criar “tomadas bonitas” são pra morrer de rir, de raiva ou pena.
É bom para ver os extras e aplaudir a resolução dos cenários e passeios de câmera.

Ai um amigo diz “deixa de ser chata e ficar vendo tomadas de cena, interpretação de ator e o caraleoaquatro e só assista ao filme, cacete!!”.
Mas eu “sinceramente tô tentando passar dessa fase de ‘ver por ver’”


Salvei o fim-de-semana com Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated). O filme já havia ganhado meus aplausos pelos belos cartazes que produziu. A trilha sonora [perfeita, apenas], a fotografia e as situações me jogaram novamente pra dentro do mundo de Amélie Poulain [A.M.O.!]. Elijah Wood não é um primor, mas consegue cumprir bem o seu papel. Os outros atores são ótimos (inclusive a cachorrinha que interpreta um cão-guia, chamada Sammy Davis Jr. Jr., pertencente ao avô que pensa que é cego). As críticas sociais e políticas são fortes, mas colocadas com uma sutileza impressionante. O filme é muito engraçado, muito triste e emocionante, é muito lindo.
Como meu namorado bem disse, logo após os créditos iniciais “como é bom ver a palavra ‘Independent’ entre o ‘Warner’ e ‘Pictures’”.

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/vida-iluminada/vida-iluminada.asp


9 comentários:

Alba Regina disse...

e eu cheguei a pegar este filme na locadora mas andei tão enjoada deste eliah que nem dei bola...vou assistir...beijo.

Mônica disse...

Clive Owen????????????????? Aiiiiiiiiiiii!Meu mais novo sonho de consumo...

Desisti do Johnny Depp, Lili.........

Cabamacho disse...

Porra, não sabia desse! Vou já atrás!

Madame disse...

a. de barcellos, então volta pra locadora, assista e depois me conta o que achou. Conta mesmo! Por que eu acho que este é daqueles filmes que você ama ou odeia, sem meio termo.

mônica, a gente agradecemos, queridona. Do Clive eu até abro mão...

cabamacho... oi meu nêgo cheiroso! Aluga lá e vamo assistir juntinho largado no sofá da sala. Aproveita que a Bettie e a Dita deram uma saidinha...


Beijos.

Guga disse...

So cult!! My litle girl!

abelhuda disse...

poxa, esse filme não tinha lá na locadora quando fui... tomara que esteja lá da proxima vez.

Paulo de Tarso disse...

Tenho horror a filme de terror! Não durmo depois. O último que vi, foi "Um Dia de Treinamento". rs...

bjs,

Papi

disse...

Uma Vida Iluminada é um dos melhores filmes que eu vi na vida. AMEI!

Beijos!

Thiago disse...

Lili,

esperava beeeeeeeemmmm mais de plano de vôo, mas adorei mesmo foi os extras e ver a construção daquele monstro de avião.